
Em 1968 um cientista da 3M, Dr. Spencer Silver, desenvolveu um adesivo de pouca adesão, que não deixava marcas e era de fácil remoção... hihihihi, até rimei! Durante cinco anos Spencer divulgou o seu produto, através de seminários e informalmente, mas nunca teve muito sucesso - quem haveria de querer um adesivo sem adesão?? Em 1974 um amigo de Spencer, Art Fry, que cantava no coro da igreja, decidiu aplicar o adesivo sem adesão, que o seu colega tinha criado, como marcador das páginas do seu livro gospel, pois sempre que abria o livro deixava cair os papelinhos que lá tinha. Desenvolveu um pouco a ideia e, em 1977 a 3M lançou o produto no mercado que inicialmente não teve muitas vendas - eheh, primeiro estranha-se e depois entrenha-se...
32 anos depois... qual ideia mirabolante, eis que o Post-it é absolutamente indispensável nas nossas vidas - imaginem vocês, que até para a minha pirralha são "importantes"! Aos 6 anos já me dizia: Oh mamã, tens que comprar "post-its amarelos" para eu "marcar as coisas (que coisas???)!
Certo, certo é que a humanidade, mais tarde, aderiu bem à moda do Post-it... Afinal o Sr. Dr. até tinha tido uma ideia inteligente o único problema é que não "houve muita adesão".
O Post-it serve para tudo: um beijinho, um recado, um lembrete, uma mensagem de amor no frigorífico, um marcador, pah, sei lá... e fantástico fantástico é saber que podes colocá-lo onde quiseres que ao retirar não deixa vestígios de cola!! Para isso é que serve "um adesivo sem adesão"