21 dezembro 2009

Se eu soubesse ler e escrever...


Gosto de poemas. Não é o mesmo que entender de poesia mas, sim, gosto de ler poemas... e de escrevê-los também [o que não é o mesmo que ser poeta].

Se eu gostasse e entendesse muito de poesia, saberia escrevê-la. Saberia inventar sentimentos. Disfrutaria das construções silábicas e das rimas e da musicalidade dos versos transformados em estrofes.

Juntava as minhas letrinhas salteando de verso em verso, cantando e chorando e sorrindo, tanto tanto que todos iam querer continuar a ler mais e mais.

Se eu soubesse o que é poesia, teria começado a escolher letrinhas antes de tudo começar e, quando tudo acabou, tê-las-ia escrito no teu coração. Se eu soubesse escrever poemas, teria escrito um como este:


[Por tudo o que me deste
Inquietação cuidado
Um pouco de ternura
É certo mas tão pouca
Noites de insónia
Pelas ruas como louca
Obrigada, obrigada


Por aquela tão doce
e tão breve ilusão
Embora nunca mais
Depois de que a vi desfeita
Eu volte a ser quem fui
Sem ironia aceita
A minha gratidão


Que bem que me faz agora
O mal que me fizeste
Mais forte e mais serena
E livre e descuidada
Sem ironia amor obrigada
Obrigada por tudo o que me deste]


E depois teria fechado a porta... sim a porta! Mas deixava a chave debaixo do tapete...
Ah! Se eu soubesse ler e escrever!!


Poesia: "Canção Grata", de Florbela Espanca

15 comentários:

  1. Lala poesia escrevia quando era adolescente, não gostei muito de a ler. Porquê? A poesia requer muita atenção na leitura e como o meu cérebro vai de pensamento em pensamento é difícil entende-la. Sou mito distraída e a prosa entendo-a rapidamente. Este teu post está excelente e pelo que entendi esse amor não te fez feliz, feliz estás agora que acabou, não? Se estou errada diz.
    Beijinho Grande

    ResponderEliminar
  2. Lala poesia escrevia quando era adolescente, nunca gostei muito de a ler. Assim é que é.

    ResponderEliminar
  3. Pois é Brown Eyes. Acertaste em cheio. Um amor que, não tenho dúvidas, era imenso... e verdadeiro... Tanto tanto que se tornou obcessivo. Tanto tanto que me sentia pequena e com falta de ar. Mas sei [porque o meu coração ainda o diz] que era verdadeiro. O meu amor por ele também foi. E só eu sei o difícil que foi escrever a palavra "fim" na relação. Só eu sei o que aprendi. Sofrimento é aprendizagem e, mesmo que não saibamos como escrever... um amor é sempre um amor. A vida muda, o coração bate a mil. No entanto, quando tudo corre como tu nunca esperarias... o melhor é amar, sofrer, aprender e crescer. Foi o que fiz. Amei, sofri, aprendi e cresci com ele. E estou feliz por ter conseguido passar por mais essa pedra reservada pela vida no meu caminho.

    Obrigada! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. LaLa que Look Lindo, fino e simples. Gostei e, as cores combinam bem. Muito inspirada a menina.
    Lala conseguimos sempre ser felizes, basta querermos, querer é Poder.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Fogo!!! Deu-me uma trabalheira... mas acho que ficou bom! Obrigada!
    É isso mesmo Brown Eyes, Feliz! É isso que eu sou!!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Lala, vim te ver e teu blog é lindo!Essa poesia fala de escolher as letrinhas...Se soubéssemos escolher todas as nossas páginas do livro de nossas vidas seriam lindas...beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  7. Também gostei muito deste post. Muito bonita a ligação que fazes entre as tuas próprias palavras e o poema.
    Eu sou ao contrário da Brown, amo poesia, há dias em que só me apetece poesia, porque tenho o espírito cansado.
    Desististe de escrever?

    ResponderEliminar
  8. Chica: Obrigada pela visita! Tens razão, tens! Mas por outro lado... assim a vida não teria sabores, nem desafios, nem vitórias... Acho que preferimos assim, com as dificuldadesinhas todas... mesmo que depois não tenhamos letras para juntar!!
    Beijinho*

    Teresa: Obrigada também pela visita! A nossa vida é um verdadeiro poema! Também gosto muito de ler e escrever poemas mas tenho que sentir essa necessidade. Enquanto isso vou lendo e escrevendo letrinhas simples aqui e ali... Desisti de escrever??? Isso daria comigo em doida!! É que estas festas [ainda por cima de férias] "obrigara-me" a fazer uma pausa. Voltei!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Lala,
    nem sempre é preciso entender as coisas, basta senti-las!
    E depois sim... depois as coisas acontecem...
    e vem a poesia mesmo que não rime e vem a musicalidade mesmo que soe esquisito.

    A vida também é assim, nem sempre é certa e com o som perfeito e no entanto nós amamos o incerto e o imperfeito.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. psst Lala andas muito paradita que passa garota? Preguiça? Como aqui a Mary? ahahahah

    ResponderEliminar
  11. MZ: é verdade...! Tens toda a razão! Por vezes quando entendemos cedo demais as coisas já não correm como "era suposto" e aí... Aí não há verso ou poema que nos console. Por vezes é melhor nem entender!!

    Obrigada!

    Bejinho*

    ResponderEliminar
  12. Ai Mary... Nem sabes...Estou que não posso de tanta falta de imaginação!! Ainda nem para a Fábrica eu escrevi... Socorroooooo! :D

    ResponderEliminar
  13. Lala logo vi que estavas como eu. Sem imaginação, sem vontade. Tenho uns 4 posts começados e nenhum acabado. Pode? Nem no tema me decido, acreditas? ahahaha Está isto lindo, está.

    ResponderEliminar
  14. Lindo, como tudo o que é feito com o coração. Parabéns por este blog maravilhoso. Beijocas

    ResponderEliminar
  15. Olga, obrigada mais uma vez! Dizes e é bem verdade que tudo o que nos sai do coração é bonito... Quando a cabeça se intromete nos assuntos do coração... ui... só sai asneira!!

    Fico feliz por saber que gostaste deste cantinho!!

    Beijinho*

    ResponderEliminar

queria escrever aqui qualquer coisa, mas não sei o quê... por isso não escrevo nada, prontoS! Escreve tu... se queres, o espaço é teu, mesmo...! -.-'

::post it::

::beleza:: (6) ::carolina:: (8) ::imagina só:: (48) ::lala:: (45) ::lala::; dia de cão (2) ::pai natal sim ou não:: (2) ::pró natal:: (8) ...de pensador para pensador... (17) Abismo (3) Absmo (1) Actual (21) actualizações de amigos do facebook (4) Alberto Caeiro (1) aldeias s.o.s. (3) amor (4) amor de mãe (10) aniversário (2) Ano Novo (1) António Feio (1) blogosfera (3) cá dentro é assim (16) casa pia (1) coisas (21) coisas que fazemos com crianças quando não temos nada para fazer (1) condução (4) contos (1) contos de encontro (1) Conversas de Autocarro (1) Curiosamente (12) d'alma (15) desafio (16) desejos (1) dia da mulher (2) dia do pai (1) Diário do Autocarro 462 (1) Efemérides (1) ele há coisas que não lembram nem ao Menino Jesus (6) Elis Regina (1) ensaios (4) escrever (4) estava vazio (1) Estórias (10) Fábrica de Letras (18) Férias (2) festa (6) florbela espanca (1) frio de cão (1) futebol (1) gata Sofia (1) Histórias (6) In...side (10) Jack Johnson (1) joana (1) lapsus memorius (2) letras que saem tipo plim (12) maggie (1) Martinho da Vila (3) merdas (5) mundo (1) música (6) natureza (7) NHC (2) nós os pretos (1) O dia em pensamentos... (6) Oriflame (1) Paixão (1) português (4) Preconceito (1) preguiça doce preguiça (4) Profissionalismos (2) recordações (1) Religião e Espiritualidade (9) selos/prémios (2) sérgio desaparecido (2) sexo (1) silencio (1) Sou Criança (7) super blog awards (2) tema livre (1) trânsito (3) Transparência (1) Túlipas de Amorizade (5) Velhice (2) xutos (2) Zélio Fernandino de Moraes (1)