09 janeiro 2010

Gina Imagina

Gina Imagina era feliz. Era bonita. Vestia-se como queria. Vestia saias de pétalas de papoila. Com pétalas de tulipa forrava as pernas até ao joelho, para fazer as meias. E trazia sempre os seus "brincos de princesa" pendurados nas orelhinhas. Das folhas das árvores fazia as camisolas. Todos os dias tirava uma cor do arco-íris e colocava nos seus cabelos encaracolados, para fazer de fita. 
Por onde Gina passava, tudo se cobria de flores, frutos e perfumes. 
Mas as pessoas da sua terra achavam-na tola.
"- Ó Gina, pareces uma árvore andante!" - diziam uns
"- Gina, e se parasses com essa correria? Era bem melhor para todos e não punhas tudo em alvoroço!" - resmungavam outros.
Mas, de certa forma, as pessoas gostavam dela.
Os pais da Gina deixavam-na. Só queriam vê-la feliz. E também eles eram felizes. E às vezes também se vestiam como ela. E pulavam e saltavam e davam voltas e voltas, mas tantas voltas que até ficavam tontos! Eram felizes!
E as gargalhadas? Conseguiam fazer-se soar em todos os pontos do mundo!! E as pessoas ouviam e às vezes soltavam um breve sorriso, ou mesmo uma gargalhada sem mais nem menos. Mas gostavam daquela sensação [que nem imaginavam de onde vinha]!
De todos os lados vinham pessoas só para conhecer a família Imagina. É que, vocês podem não acreditar, mas alegria de Gina corria o mundo com a sua gargalhada. Levada pelo vento. Refrescada pelo mar. Aquecida pelo sol. Protegida pelas nuvens. E, quando isso acontecia, as pessoas mudavam... e eram felizes por instantes. E Gina Imagina sentia isso. E via também. E fazia mais e mais. Nunca se cansava, aquela menina.
Mas um dia a Gina adormeceu. Sim. Deixou-se dormir. Acordou tarde. Mas tão tarde que parecia que nunca mais ia acordar. O Sr. e a Sra. Imagina ficaram preocupados e... confesso-vos que eu também estou! Afinal, como seria passar uma dia sem Gina? O que é que o arco-íris ia fazer ao violeta [que era a cor da fita desse dia]? E as pessoas?
Bem, o que eu sei, é que as pessoas depressa se juntaram no lago - que estava parado paradinho à espera que Gina o revolvesse para se transformar em cascata - e a confusão estava instalada. Cada um para si pensava, mas ninguém dizia nada. E o sol não sabia mais que fazer, nem o vento, nem o mar, nem as nuvens. Ainda não tinham soado as gargalhadas da Gina. E depois, sem mais nem menos, tudo acinzentou - digo-vos já que nem eu percebi porquê. E as pessoas começaram a dispersar tentando, para si mesmas, imaginar o que poderia ter acontecido - é que ela não acordava - mas não lhes vinha nada à ideia. Nada mesmo. 
Já o dia ia longo e continuava cinzento. E foi quando Gina acordou, sem que ninguém desse conta - nem eu mesma, como calculam. Espreguiçou-se. Mas de um espreguiçar tão profundo e forte que as suas roupas dentro do roupeiro conseguiram ouvir. E pularam todas para cima da cama de Gina.
- "Gina! Gina! Imagina só o que aconteceu!!" - gritava a papoila
Mas Gina não estava a entender nada e, entre uma gargalhada e um bocejo, ia perguntanto:
- "O que foi?? Tanta agitação?? O que aconteceu?? Vá lá tolinhos... o que aconteceu?"
- "Esta manhã não houve alegria! - responderam os brincos de princesa.
- "Porquê?? Todos os dias há... - disse a pequena Gina
- "Porque tu estavas a dormir!" - responderam todas em coro.
...
- "Sabes Gina... acho que as pessoas não conseguiam 'imaginar'... " - começaram as tulipas.
Intrigada, Gina interrompe: "Imaginar?? Imaginar o quê??
- "O mundo sem ti." - responderam as folhas das árvores
E logo a seguir, os 'brincos de princesa saltaram para as orelhas de Gina e sussurraram:
-"Gina Imagina, imaginas como seria a vida sem imaginação? Feia e triste. E tu bem sabes o que fazes aqui..."
- "Sim eu sei, vim para embelezar a vida das pessoas!"
- " Sim Gina! Imagina a beleza que é ver as pessoas alegres." - disseram as papoilas.
- "Não há nada mais belo que a Imaginação!" - exultaram todas!

Depois disto, o que sei é que Gina arranjou um cuco... para a despertar... não fosse ela adormecer e ficaríamos... hum... como dizer? Sem imaginação...? E se a imaginação não é das coisas mais belas que o ser humano tem, este mundo estaria cinzento... até na nossa imaginação!! 

Hipoteticamente "bela" participação no desafio do mês de Janeiro da

28 comentários:

  1. Ora cá estou eu numa primeira visita à tua "casa" e sinto-me bem, principalmente na companhia dessa menina imaginária de uma família tão feliz. a família "Imagina"...
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Eheheheheh! obrigada pela tua visita Pinguim! Fico feliz por te sentires bem aqui... a Gina ainda tem mais para contar... quando voltares verás!!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Pura prosa poética!
    Parece escrita pelo próprio arco-íris!
    O arco-íris da imaginação, qual alazão à solta, rasgando o cinzentismo, dando cor à vida.
    Gostei. Bela participação na Fábrica.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá Carlos!! Obrigada pela visita e pelo comentário!
    E estava sem imaginação nenhuma para escrever sobre um tema que, à primeira vista, é banal. Quando falamos de "Beleza", quase sempre a primeira coisa que nos vem à cabeça são as banalidades "estético-corporais". Peguei na minha falta de imaginação e dei à luz a pequena Gina Imagina... Como dizes, a imaginação dá cor à vida e, sem ela - a imaginação - o que seria de nossas vidas?? Felizmente que temos a Gina!! Ainda bem que gostaste!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Olá Lala
    Também gostei da tua Gina. O que seríamos nós sem imaginação, ou sem uma Gina para tornar menos cinzento o nosso mundo?
    O tema deste mês não era fácil, se quisessemos fugir do lugar comum da beleza física. Tu conseguiste.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá Teresa!! Obrigada! Estou certa de que a pequena Gina Imagina também está feliz! Ui... posso ter conseguido, mas não imaginas a luta que foi acordar esta menina!! :D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  7. Lala,adorei conhecer o blog e essa tua participação com a Gina...um beijo,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  8. Olá Chica! Obrigada pela tua visita! Ainda bem que gostaste!

    1 beijinho*

    ResponderEliminar
  9. OBRIGADA PELA TUA PRESENÇA NO MEU BLOGUE .ACABEI DE LER UM TEXTO LINDÍSSIMO...MUITO INTERESSANTE,CRIATIVO,ORIGINAL...
    INOVADOR. PARABÉNS!
    PENSO QUE FOI O TEXTO MAIS BONITO QUE LI ATÉ AGORA RELATIVO AO TEMA DA BELEZA.

    VALEU BEM A PENA!

    BEIJO

    ResponderEliminar
  10. Pedrasnuas... Obrigada... Muito obrigada. A minha filha também já o leu e quer levá-lo para a escola para ler na sala de aula. Não pensei que ficasse grande coisa. É a primeira vez que escrevo algo neste registo e estou completamente pasmada com os comentários. Obrigada. Fico muito feliz por saber que gostaste tanto!!

    1 beijinho*

    ResponderEliminar
  11. Lala, mas que imaginação!
    A "Gina Imagina" é uma personagem que nasceu da tua alegria e da tua beleza de ver a vida...

    Como seria bom tirar uma cor do arco-íris para colorir algum cinzento da vida!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá MZ!! Obrigada pelas tuas palavras. Foram as pedras do meu caminho que me ensinaram a ser assim... e a ver a vida como a pequena Gina!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  13. Sabem o que é beleza? Imaginação, alegria e natureza! ;)

    Adorei o texto, a forma de escrita e poder imaginar a gina colorida e alegre que às vezes até a mim me faz esboçar um sorriso! Como agora! ;)

    **

    ResponderEliminar
  14. Lala se perdermos a imaginação deixemos de ver a beleza, sem dúvida. Este mundo, as pessoas e o relacionamento entre elas, é pouco belo. Nem sempre nos podemos rodear de natureza e animais, então precisamos mesmo de uma Gina para nos imaginarmos onde e como amamos estar. A tua Gina está alegremente imaginada e dar-nos-à tudo que precisamos: alegria para viver e felicidade. Lindo. Continua neste registo. Terás muito que nos oferecer. Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Adorei o teu texto. Lembrou-me que esta menina pode ser um dos nossos filhos ou sobrinhos que enchem a nossa casa de alegria e quando não estão fica um silêncio que nos deixa o coração triste, triste. Parabéns! Já pensas-te escrever um livro? Beijocas.

    ResponderEliminar
  16. Ana Ferreira:Imaginação, alegria e natureza... foi mesmo o que tentei transmitir como conceito de beleza (parece que consegui)!! Obrigada pelo sorriso que aqui deixaste!!

    ResponderEliminar
  17. Brown Eyes: Obrigada minha querida pelas tuas palavras. Eu cá tinha um pressentimento de que ias gostar de conhecer a Gina!!
    Uma das coisas que NÃO consigo imaginar é o mundo sem imaginação!

    1 Beijinho*

    ResponderEliminar
  18. El Matador: Muito Obrigada! Fico feliz por teres gostado!

    ResponderEliminar
  19. Olga: Pois é! Também sinto o mesmo quando a minha filha não está... a tristeza e o vazio. Este conto (que foi o meu primeiro) foi escrito inspirado na minha "C" e ela adorou-o (vai levá-lo para a escola e tudo)!!

    Obrigada pela tua visita e pelo teu comentário!!

    ResponderEliminar
  20. Ainda não tinha aqui visto uma história, pelo que parece que é mais uma aquisição para a malta dos pequenos contos (na qual, pretensiosamente, me incluo) sempre imaginativa e bem-vinda.

    ResponderEliminar
  21. Olá Lala, tenho que dar por muito bem empregue a minha visita aqui ao teu cantinho! Que doçura de conto! Acho que a minha filhota mais nova também vai adorar. Aliás, apesar de falar de coisas sérias, este é um conto feito à medida dos sonhos dos mais pequenos! se é o teu primenro neste registo, então mulher atira-te de cabeça, porque está muito muito bem!
    Beijo

    ResponderEliminar
  22. Também cheguei, atrasada... mas ainda bem que cá vim! Gostei bastante da história e do teu cantinho, também.
    Beijo

    ResponderEliminar
  23. johnny: muito obrigada pela visita e pelo comentário... espero não desiludir a malta dos pequenos contos... para primeiro, parece que não ficou mau... :D

    meldevespas: obrigada pela tua visita e pelo elogio... este cantinho deu-me uma trabalheira desgraçada... e o conto... ah esse foi mesmo experimental... sempre quis mas nunca tinha tentado! Sim, acho que vou tentar escrever assim mais vezes ;P

    Eva Gonçalves: obrigada pela tua visita... há sempre tempo para nos visitarmos uns aos outros, ainda que se venha tarde!

    Aos três 1 beijinho*

    ResponderEliminar
  24. Isto dava um brilhante conto para crianças! Até consigo imaginar as ilustrações. :p
    Gosto do mundo de sonho em que vives. =)

    bjinhos*

    ResponderEliminar
  25. Sim Ginger, talvez desse... Bem a minha filha adorou-o e até o levou para a escola... Vamos ver o que dizem os críticos!!
    Obrigada pela visita!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  26. Eu também gostei de vir cá, mas vê lá se para a próxima tens aqui uns biscoitos de canela e cházinho de limão. Sempre fico mais um bocado. =p

    *

    ResponderEliminar
  27. Ah... tá, Ginger! Realmente tenho sido um bocado "rude"... Que falta de chá!! Deve haver uma maneira de fazer isso!! :D

    Bjito*

    ResponderEliminar

queria escrever aqui qualquer coisa, mas não sei o quê... por isso não escrevo nada, prontoS! Escreve tu... se queres, o espaço é teu, mesmo...! -.-'

::post it::

::beleza:: (6) ::carolina:: (8) ::imagina só:: (48) ::lala:: (45) ::lala::; dia de cão (2) ::pai natal sim ou não:: (2) ::pró natal:: (8) ...de pensador para pensador... (17) Abismo (3) Absmo (1) Actual (21) actualizações de amigos do facebook (4) Alberto Caeiro (1) aldeias s.o.s. (3) amor (4) amor de mãe (10) aniversário (2) Ano Novo (1) António Feio (1) blogosfera (3) cá dentro é assim (16) casa pia (1) coisas (21) coisas que fazemos com crianças quando não temos nada para fazer (1) condução (4) contos (1) contos de encontro (1) Conversas de Autocarro (1) Curiosamente (12) d'alma (15) desafio (16) desejos (1) dia da mulher (2) dia do pai (1) Diário do Autocarro 462 (1) Efemérides (1) ele há coisas que não lembram nem ao Menino Jesus (6) Elis Regina (1) ensaios (4) escrever (4) estava vazio (1) Estórias (10) Fábrica de Letras (18) Férias (2) festa (6) florbela espanca (1) frio de cão (1) futebol (1) gata Sofia (1) Histórias (6) In...side (10) Jack Johnson (1) joana (1) lapsus memorius (2) letras que saem tipo plim (12) maggie (1) Martinho da Vila (3) merdas (5) mundo (1) música (6) natureza (7) NHC (2) nós os pretos (1) O dia em pensamentos... (6) Oriflame (1) Paixão (1) português (4) Preconceito (1) preguiça doce preguiça (4) Profissionalismos (2) recordações (1) Religião e Espiritualidade (9) selos/prémios (2) sérgio desaparecido (2) sexo (1) silencio (1) Sou Criança (7) super blog awards (2) tema livre (1) trânsito (3) Transparência (1) Túlipas de Amorizade (5) Velhice (2) xutos (2) Zélio Fernandino de Moraes (1)