10 fevereiro 2010

Sim sou preta!

Antes de começarem a ler este post, peço desculpa pela linguagem utilizada, mas tinha que vos expressar o meu ponto de vista e falar-vos desta experiência 'menos boa'.


Uma vez passei por um blog (ou lá o que era aquilo) que me cativou. Chamou-me a atenção a mensagem de apresentação da proprietária do mesmo, que dizia assim:


Sou fã da psicologia inversa, por isso não me tentem ofender... raramente dá resultado. 


Gostei do blog. Segui o blog. Fui lendo e comentando. Até ao dia em que me deparei com um post descaradamente racista com a imagem e o texto abaixo:








Nunca fui racista e sempre critiquei generalizações mas a maior parte dos africanos ( camada juvenil ) que vive actualmente neste país não estuda, não trabalha, não colaboram em nada para o país que afirmam ser também deles porque nasceram cá... Mas trabalhar e lutar por esse tal país tá quieto! Optam por fazer filas na Seg. Social para pedirem casas, comida e subsídios para tudo e mais alguma coisa! E como o Estado lhes paga... para quê mudar? São burros mas são espertos! E se alguém diz alguma coisa vem de imediato uma associação qualquer defender os coitadinhos porque são marginalizados! Marginalizado infelizmente é quem trabalha e faz alguma coisa por isto! Alguns culpam a situação difícil de Angola por exemplo, como tendo sido culpa dos Portugueses que de lá sairam... a eterna vitimização! A Alemanha teve 2 guerras mundiais, fome e destruição por toda a parte e não ficaram a ver navios, levantaram-se e andaram para a frente! Desculpas da treta para a boa vida... P.S- Hesitei em escrever sobre isto mas a mostarda chegou-me ao nariz com certas coisas que observo, é um mero desabafo, mas se quiserem podem prender-me à vontade que eu também quero viver à conta do Estado!


...


Caramba. Os meus amigos mais chegados tratam-me por "Preta". Brincamos com a palavra, com situações de racismo MUTUO existente no mundo, até com a escravidão. Mas desta vez senti-me ofendida. O post tinha uma data de comentários, uns racistas, incluindo os dela, outros não. Podia simplesmente ignorar. Mas, foi mais forte que eu e tive que responder:


Sou preta. Sim sou. A minha filha também (o pai dela é branco, mas na linha dos africanos ninguém atravessa). Um preto é sempre um preto! Arrepiei-me ao ler tudo isto. Não estou nem um pouco interessada em comentar o que os demais já comentaram. Tudo esmiuçadinho, vejo dois lados da questão: os que acham que somos "pretos do caralho" e os que não acham.
Ora... eu nasci preta e fui criada por brancos... a minha filha nasceu quase branca e está a ser criada por uma preta... O pai da minha filha é branco... As relações inter-raciais só poderão resultar algum dia se as pessoas souberem respeitar-se. São os pretos e são todos. Existe falta de respeito. E de nada vale dizer: "ah não! eu não sou racista!"; porque se não respeito então sou. Não ando a coçar o cú nas paredes. Trabalho que nem uma doida para sustentar a minha filha. Não quero que me lavem o cú em água de malvas, aliás, prefiro sabonete Dove até porque o pago com o MEU ordenado. Não roubo. Não mato. Não esfolo. Se quero casa pago-a, se quero comida compro-a e faço-a e se quero roupa lavada lavo-a com a máquina de lavar que comprei com o MEU ordenado. Fui à Segurança Social 2 vezes. A primeira para registar a minha filha no meu agregado familiar. A segunda para solicitar subsídio de desemprego, que usufruí por apenas 2 meses, porque não gosto de viver à conta dos outros.
Sim sou preta. Desculpem lá!

...
Ora, depois disto não obtive resposta daquela miúda 'metida a besta' (como diriam os brasileiros) que se apresenta com 'ar ameaçador' e que se apresenta daquela forma... uhhhhhh 'ka medo'
...
Isto só para mostrar que infelizmente, e nos dias que correm ainda existem alguns seres humanos que não percebem algumas coisas. Não percebem mesmo! O que vale é que eu sou FELIZ!

24 comentários:

  1. Há "burros espertos" de todas as cores; brancos, pretos, amarelos, até verdes e azuis. Assim como há ignorantes de todas as qualidades e feitios. O que é uma pena, pois o mundo seria bem mais equilibrado se houvesse mais tolerância e respeito pelo próximo, independentemente da cor da pele de cada um, pois a maioria esquece-se que há uma cor que nos une a todos; o vermelho, a cor do sangue que nos corre nas veias. Esse é igual para todos.

    ResponderEliminar
  2. Justamente, Helga, Justamente! É triste!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. É lamentável o sucedido. Sabes que há anedotas sobre vários tipos de situações: alentejanos, gays, pretos, brasileiros, louras, etc.
    Se têm graça e não ofendem, não me coíbo de as contar, pois nada tenho contra alentejanos, gays, pretos, brasileiros ou loiras.
    Mas o que contas nem é anedota e é mesmo ofensivo.
    eu teria respondido de forma semelhante.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Olá Pinguim.
    Pois nem eu tenho problemas com as anedotas (por exemplo), aliás também as conto, principalmente sobre pretos. E nunca me tinham ofendido desta forma (nem de outra). Tinha mesmo que responder!

    Obrigada!
    Beijinho**

    ResponderEliminar
  5. Lala
    Compreendo bem a tua raiva e o teu desabafo, se calhar eu tinha dito bem pior. Há gente estúpida de todas as cores, não é privilégio de uma cor só. Não te chateies, essas pessoas não merecem mesmo!
    Beijinho de todas as cores.
    (Imagina que eu utilizei essa imagem dos patinhos para um post, no Dia Mundial da Tolerância. Até senti um baque quando a vi adulterada dessa forma!)

    ResponderEliminar
  6. Sabes infelizmente haverá sempre assim gente de mente mesquinha, que julga os outros pela sua cor e pelo seu aspecto. de que vale cores e aspectos, se o que conta verdadeiramente são os nossos actos? É nestas pequenas "escorregadelas" que descobrimos de que matéria as pessoas são feitas. Não ligues a isso, és tu e mais tu e mais nada. Os outros que se concentrem na própria vidinha.... beijocas

    ResponderEliminar
  7. Teresa: Não sinto raiva. Acho que é mais desilusão, do que raiva. E por isso, sim desabafei. Expus o episódio. Mas não posso negar que foi triste. Acreditas que quando eu vi essa imagem pela primeira vez, foi num email que recebi, precisamente relacionado com o Dia Mundial da Tolerância? Pois é! E nessa altura até me lembro de, com alguns colegas de trabalho, termos feito uma brincadeira acerca dela. Infelizmente no blog da 'miúda' a ofensa pura prevaleceu!
    Obrigada, mais uma vez pela visita.
    Beijinho**
    ..
    Poetic GIRL: Não. Eu não ligo. Como referi no post, farto-me de brincar com essas coisas! Mas neste caso, ainda que não me tenha sido directamente dirigido, tocou-me. Só pessoas demasiado generalistas, medíocres e pobres de espírito é que têm coragem de 'falar' assim
    Obrigada pela visita.
    Beijinho**

    ResponderEliminar
  8. Ahhh mulher! Assim mesmo, ainda foste brandinha com a dita menina. As pessoas esquecem-se desta globalidade que é a net, e não abdicam de mandar bujardas destas pró ar, a pensar que ninguém as ouve, generalizam sem pudores e sentem-se grandes por isso. Podiam pelo menos expressar-se em cada delas e fazer contas com a própria consciência, mas não! Têm que fazer sangue! Neste exemplo que relatas, como em tantos outros, as pessoas são insensiveis ao outro, não se importam minimamente com o facto de que a liberdade delas acaba exactamente no lugar onde começa a do outro, esquecem-se de que o outro existe e lê, e sente e sofre.
    Eu sou Alentejana, que neste paíes é o mesmo que ser Preta, ou seja também não fazemos um corno e dormimos o dia todo...sabes que mais Lala essa gentinha que vá levar no.....ups já me excedi...
    beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  9. Pois meldevespas, vê lá tu que eu ainda estava com problemas de consciência... não queria magoá-la, nem ofendê-la... Felizmente sou assim!!
    Infelizmente as pessoa mal formadas e pobres de espírito têm esse tipo de "pré-conceitos" sobre algumas camadas da sociedade. O pai da minha filha é alentejano de gema... enquanto vivi com ele trabalhava que nem um mouro e ainda hoje o faz! Assim como o resto da família.
    Mas olha... sabes que mais...? o que eu sei é que vivo de consciência tranquila, em paz e sou feliz!!

    Obrigada! Beijinho**

    ResponderEliminar
  10. Minha Linda Lala fizeste-me chorar sabias? As pessoas burras, prepotentes, metidas à besta não têm raça, infelizmente. Não sei se sabes que eu nasci Moçambicana e sou Moçambicana até ao tutano, mesmo hoje, depois de viver aqui há mais de 30 anos. Tenho imensas saudades daquele país e daquela gente, dos nativos daquele país. Porquê? Era gente simples, pura, que vivia para viverem a vida que tinham, a vida deles. Quando cheguei a este país fiquei chocada, chocada com a miséria em que aqui se vivia e com a miserável mentalidade desta gente. Quando cheguei era marginalizada por ser retornada, como me chamavam apesar de eu nunca cá ter estado. Retornada, preta...Olha que tenho pele branca. Odiavam-nos. Chega-te isto? Agora vou contar-te um vídeo que vi aí num blog, não me lembro qual.
    Havia vários bébés, um branco e um de raça negra e várias bonecas também de diferentes raças. Faziam perguntas aos bébes sobre as bonecas. É natural que não consiga, já transmitir na íntegra o que vi mas, vou tentar por aproximação.
    Perguntas que fizeram à bébé negra:
    Qual a boneca mais bonita:
    Ela apontou para a boneca branca
    Qual a boneca boa:
    Ela apontou para a branca.
    Qual a boneca má:
    Ela apontou para a de raça negra.
    Percebes o que isto encerra:
    Desde pequeninas que as crianças vão-se convencendo que por serem negras não prestam, são feias e más. Como podem estas crianças crescerem normalmente? Como podem elas serem felizes? Como podem ter sonhos? Cortam-lhe tudo à nascença.
    Lala ainda bem que tu tens orgulho na pessoa que és, que és feliz, porque nós que te conhecemos, mesmo só por aqui, sabemos o excelente ser humano que mora aí. Esses seres humanos de que falas não são gente, pena que não se apercebam disso.
    Beijinho grande Linda

    ResponderEliminar
  11. Percebo perfeitamente que tenha sido a desilusão, mais do que a raiva... por afinal nem saberes bem o que podem pensar as pessoas que pensas que conheces. E o que elas pensam muitas vezes,e infelizmente, é isto. Eu sou branca. Como a cal:) E não suporto todo tipo de racismo. Desde pequena que me ofende, quase como se tivesse sido preta noutra vida, nem sei explicar bem. O facto de as pessoas assumirem publicamente essas visões como esse texto é mesmo deprimente. E é que acreditam mesmo no que dizem! Eu até posso compreender que as pessoas, se sintam injustiçadas quando trabalham e não são recompensadas como deviam e vêm outros a receber sem nada fazerem,(quantos de nós, não pensam, muitas vezes, o mesmo...), e não tenho a noção dos números, dos factos, em relação ao desemprego juvenil nesses jovens que ela fala (muitas vezes, discriminados nas entrevistas de emprego, precisamente pela cor da pele!!, mas essa generalização que ela faz(dizendo que não é...), e o tom que se sente, associada à foto, tranformada em algo mesmo ofensivo no conjunto, é até revoltante. Como já foi dito, há pessoas estúpidas, ponto final. Limitadas mesmo. Olha, durante algum tempo, e porque é um tema que sempre me interessou, seguia um blogue americano justamente de um jovem branco, que se dizia anti-racista e os textos eram supostamente ilustrativos de discriminações várias por parte de brancos norte-americanos em relação a outras etnias. E volta e meia comentava... aos poucos, fui-me apercebendo do enorme racismo contido naqueles textos, nos comentários de város comentadores...pretos e brancos, completamente intolerantes... a sociedade americana é extremamente racista...mesmo na própria concepção de etnia, de raça a que se pertence...que as pessoas preenchem em papeis vários e que me deixa mesmo estupefacta... que perpetua discriminações várias e de uma visão tão diferente da minha, em que essa pergunta deveria simplesmente ser abolida, por não fazer qualquer sentido!! Encontrei tanto racismo que me deixava literalmente e fisicamente doente...que não aguentei mais e deixei de o seguir. Claro que, como branquinha e privilegiada que sou, :), nunca me senti discriminada, pelo menos por preconceito como possivelmente tu ou o Pinguim, por isso, apenas posso tentar empatizar, mas tento :))Um grande beijinho Lala, e pessoas assim...é para esquecer mesmo... e agora, vou ver a tua letra!, rrss

    ResponderEliminar
  12. rssssssss, só agora me apercebi do tamanho do comentário, :)) desculpa lá...

    ResponderEliminar
  13. Bem... foste demasiado meiguinha, muito sinceramente. Eu não teria essa tua diplomacia.
    Eu sei e admito que as minorias, seja onde for, não têm a vida facilitada.
    Há gente que não presta de qualquer raça ou credo. As generalizações são sempre de uma injustiça tremenda.
    E também... com TANTO white trash que anda por aí, não sei como é que ainda pode haver pessoas a escrever o que esse bloguer escreveu.
    Força aí miúda... e já viste aquele pessoal no Verão que vai para a praia torrar ao sol, besuntados em Piz Buin ou lá o que é... o que é que eles querem? :D Não é ficar mais "pretos"?
    E depois chegam da praia e dizem uns aos outros: "Eina, tás tão preta!!", que é o maior elogio que se pode fazer... E aí já é bom! :|
    Enfim... :p

    ResponderEliminar
  14. Olá! Não podia deixar de comentar. Existem pessoas de diferentes cores e feitios e tenho que dizer, ADORO essa mistura.
    Realmente e infelizmente existe muito racismo na nossa sociedade, um mais explícito, outro menos. Indivíduos a viver à nossa custa há de todas as cores e feitios. Eu também tenho que contribuir para essa Sra. que escreveu o post a que te referes e nem de longe ela merece. É assim a nossa sociedade, contribuímos uns para os outros, mesmo para aqueles que não merecem. Em relação ao teu comentário, foste muito simpática, mas acho que estás certa, nunca descer ao nível de tamanha ofensa. Não por seres preta, mas por seres uma mulher inteligente!

    ResponderEliminar
  15. Querida Mary! A verdade é que um pouco por todo o mundo esse sentimento sempre existiu. Ainda hoje faz doer. O meu pai era Cabo-Verdiano e provavelmente sofreu o mesmo que tu quando veio na década de 70. Assim como a minha mãe que era Timorense. Tomam-nos a todos pela mesma medida. Infelizmente.
    Esse vídeo de que falas encontrei-o também no blog de uma amiga minha (http://ritsmania.blogspot.com/2010/01/preconceito-racial-nao.html). Já o conhecia e é impressionante como as crianças dão as respostas com a maior das naturalidades. Como se já lhes fosse intrínseco esse sentimento de inferioridade...
    Sabes a minha mãe adoptiva (hoje com 81 anos) também é Moçambicana... de pele branca que nem cal!!
    Beijinho** grande e sim... consigo ser feliz!
    ..
    Esse exemplo do emprego também já me aconteceu. Mas sabes que não levei tanto a peito?
    Tudo tinha corrido na perfeição até à entrevista com o director. Os testes, 2 pré entrevistas e afins. Depois de uma conversa fantástica em português e em inglês com o dito director durante 15 minutos, ele termina assim:
    "Sabe... Isto não é nada fácil para nós que estamos deste lado. Mas terei que ser franco. Se não fosse a sua cor, começava a trabalhar agora mesmo. Você tem potencial blá blá blá, mas digo-lhe já que não vou contratá-la."
    E eu? Simples. Levantei-me. Despedi-me com um aperto de mão e com o mesmo sorriso com que entrei. E ainda lhe disse: Ser-se franco é uma virtude. Boa tarde!"

    Não te esticaste nada no comentário!! Gostei muito!
    ..

    Ginger, o pior é que as pessoas não se convencem que em todo o lado há gente boa e gente má. Julgam-se superiores a tudo e a todos. É aí que se consegue ver a sua pobreza de espírito!!
    Fui meiguinha... achas? Talvez...
    E eu adoro vê-los na praia... E ainda se comparam com os pretos: "vês já estou mais preto que tu, que és preto! Não tens vergonha?" Palhaços!
    ..
    Tulipa, linda, obrigada! Eu tenho mistura de mãe timorense com pai cabo verdiano o_O. Já a minha filha, para além de levar a minha mistura de arrasto, ainda é filha de um branco. É linda!! É verdade não podia mesmo descer ao nível dela, nem ao nível dos comentários horrorosos que ela tinha... acho que nem conseguia. se descesse tão baixo até me subia a pressão!!
    Obrigada pelo teu elogio!
    ..

    Obrigada a todos pela visita e pelos comentários
    Beijinho** "gandi gandi" para todos em geral e para cada um em particular!

    ResponderEliminar
  16. Boa noite, Lala.
    Se eu estiver equivocada, desculpe-me.
    Mas se no blog dessa pessoa, ela já se definiu como: "FÃ DA PSICOLOGIA INVERSA", então, ela estaria ofendendo os brancos, não acha?
    O que, também seria racismo.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  17. Olá Amapola! Talvez. Ou quem sabe, até não. Entendi por tudo o que li no blog dela que a psicologia inversa apenas é utilizada para belo-prazer. Apenas em sua defesa. Uma pessoa assim é uma pessoa medrosa. Uma pessoa assim é uma pessoa fraca. Uma pessoa assim não sabe defender-se sem calcar os outros. É assim que eu entendo. Obrigada.

    Beijinho**

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde Lala.
    Tá certo, mas o melhor é você ignorar, porque essa pessoa não merece nem, ser comentada.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  19. Se não me engano já tens visitado e comentado o meu blog, por isso estou em falta contigo. Desta vez não poderia deixar passar esta oportunidade, porque como já te deves ter apercebido, eu nasci em Moçambique e aquela terra e a sua "boa gente" ficou-me na alma, no coração, nos sentidos. Toda a minha família acredita que mais dia menos dia voltarei para lá definitivamente. Os meus colegas todos sabem as minhas origens e fazem-me imensas peguntas, porque sendo uma pessoa destemida faço e passo por situações do arco da velha quando lá estou. Pensam que eu sou louca por não ter medo! Mas medo do quê? Pergunto eu? Aqui encontro meios e motivos para ter medo se vou levantar dinheiro ao multibanco, se vou meter gasolina no carro e a qualquer hora do dia me aparece um doido a matar tudo e todos, de levar com um palerma numa repartição com maus fígados e mal informado, que me trata mal e grita comigo (já aconteceu) e gritamos os dois...
    Discriminar pela cor, acho tão ignóbil e ignorante como discriminar pela crença, por convicções políticas, pela cor do clube, por ser bonito, feio, magro ou gordo, do norte ou do sul, rico ou pobre, bem vestido ou mal vestido, beto ou chunga, burro ou inteligente, hetero ou homo, etc,etc... Sabes que existem pessoas assim e nós temos que levar com elas, mas também podemos relativizar esses ataques de estupidez, não sobrevalorizar, enfim ignorar... acho que és uma bela mulher, com um belo sorriso e uma cor morena... que inveja!

    ResponderEliminar
  20. Boa noite Lala,
    depois de ter lido o que acabei de ler, fizeste muito bem em responder e que bem respondeste!

    És linda, lutadora e com uma garra!!!

    ResponderEliminar
  21. Olá Lala,
    Como disse lá na Fábrica não sou nada dada a comentários, mas hoje, ao ler este seu post, achei pertinente deixar-lhe estas palavras. Na tal psicologia inversa chega-se à conclusão que o único patinho feio da foto é o branco (no caso o amarelo) e nem diria que é feio, mas sim medonho, horroroso. E se o é, não o é devido à cor que possui mas sim ao seu comportamento. Agora só mais uma coisinha: hmmmmmmm, aquele patinho feio da propaganda até serviria para ilustrar o tema "Beleza" lá na Fábrica. Que pato feio mais lindo!!!!! (A talzinha se o visse mudava logo de opinião, enfim ...)
    Lala, obrigada pelas suas visitas ao meu blog. Lá, todos podem entrar, patos de todas as cores, de todos os credos, ou sem eles.
    Fique bem e lembre-se que há sempre um pato que se põe em bicos de pés só para vê-la passar ...
    Obrigada,

    gb (quotidiano)

    ResponderEliminar
  22. Olá Lala,
    Comigo aconteceu o mesmo. Achava piada à irreverênia do blogue até perceber que aquilo é um cantinho preverso.
    Tenho dias em que desanimo com estas porcarias.
    :(

    ResponderEliminar
  23. Eu só pela descrição de gostar de psicologia inversa... para além de me dar vontade de rir, indica-me logo que tipo de peça poderá ser.

    Este racismozinho latente vê-se muito, alguns não se apercenem... outros arrependem-se, porque nem se apercebem do que dizem... outros são pura e simplesmente estúpidos.

    (por problemas do reader, andava desaparecido)

    ResponderEliminar
  24. Olá Johnny!! Pois... infelizmente não entendi à primeira a 'cena' da psicologia inversa... (às vezes sou um bocado lerda!!).

    Acredito que este racismozinho latente tenha vinde de uma pessoa pura e simplesmente estúpida que nem se apercebeu do que disse...

    Obrigada e bem vindo de volta!!
    Beijinho**

    ResponderEliminar

queria escrever aqui qualquer coisa, mas não sei o quê... por isso não escrevo nada, prontoS! Escreve tu... se queres, o espaço é teu, mesmo...! -.-'

::post it::

::beleza:: (6) ::carolina:: (8) ::imagina só:: (48) ::lala:: (45) ::lala::; dia de cão (2) ::pai natal sim ou não:: (2) ::pró natal:: (8) ...de pensador para pensador... (17) Abismo (3) Absmo (1) Actual (21) actualizações de amigos do facebook (4) Alberto Caeiro (1) aldeias s.o.s. (3) amor (4) amor de mãe (10) aniversário (2) Ano Novo (1) António Feio (1) blogosfera (3) cá dentro é assim (16) casa pia (1) coisas (21) coisas que fazemos com crianças quando não temos nada para fazer (1) condução (4) contos (1) contos de encontro (1) Conversas de Autocarro (1) Curiosamente (12) d'alma (15) desafio (16) desejos (1) dia da mulher (2) dia do pai (1) Diário do Autocarro 462 (1) Efemérides (1) ele há coisas que não lembram nem ao Menino Jesus (6) Elis Regina (1) ensaios (4) escrever (4) estava vazio (1) Estórias (10) Fábrica de Letras (18) Férias (2) festa (6) florbela espanca (1) frio de cão (1) futebol (1) gata Sofia (1) Histórias (6) In...side (10) Jack Johnson (1) joana (1) lapsus memorius (2) letras que saem tipo plim (12) maggie (1) Martinho da Vila (3) merdas (5) mundo (1) música (6) natureza (7) NHC (2) nós os pretos (1) O dia em pensamentos... (6) Oriflame (1) Paixão (1) português (4) Preconceito (1) preguiça doce preguiça (4) Profissionalismos (2) recordações (1) Religião e Espiritualidade (9) selos/prémios (2) sérgio desaparecido (2) sexo (1) silencio (1) Sou Criança (7) super blog awards (2) tema livre (1) trânsito (3) Transparência (1) Túlipas de Amorizade (5) Velhice (2) xutos (2) Zélio Fernandino de Moraes (1)