13 fevereiro 2010

Túlipas de Amorizade



S. Valentim é o santo que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde celebram o seu dia.
Durante o governo do imperadorCláudio II, este proibiu a realização de casamentos no seu reino, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. O seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens deitavam flores e bilhetes dizendo que todos jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que mandaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Asterias, filha do carcereiro. A qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram apaixonandos e milagrosamente a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de270.
..
Então se dia 14 é o dia da celebração do amor... vamos celebrá-lo com amor! Mostremos aos outros o quanto os amamos. Vamos divertir-nos. Não precisamos de par. Só precisamos de amar!!
..
à minha filha que tanto me tem ensinado e que me deixa tão, mas tão orgulhosa de ser mulher/mãe! Amo-te com todas as letras. Com todas as forças. Com todo o meu amor!
..
A todos o meus grandes amigos, os que me aturam porque me amam (e àqueles que não estão para me aturar também), esparramo aqui na internet (para quem quiser ler) que os amo 'por demais'!! Obrigada por tudo!!
..
A todos o meus 'amigos bloggers' que têm paciência para ler o que rabisco (e também para os outros que não a têm) e ainda me comentam, quero enviar muito amor... do puro! Obrigada a todos pelo carinho!
..
Beijinhos** da Preta!!

10 comentários:

  1. Uau! Que história poderosa! Desconhecia por completo a origem deste dia, assim como desconheço a de muitos outros. Sou daquelas pessoas que honestamente, acha que não devia de haver um dia dos namorados. Manifestar o nosso carinho por alguém, deveria ser um gesto livre e acima de tudo sincero, e não uma data imposta, em que tudo corre ás lojas comprar uma flor ou uma almofada em forma de coração. Muitos recebem um mimo e um agrado apenas neste dia. O resto do ano são completamente ignorados. Tenho a certeza que não era este tipo de amor que 'seu Valentim' defendia e pelo qual se sacrificou.

    De qualquer modo, e não me interpretem mal, pois é apenas o meu humilde parecer, não condeno ninguém que celebre este dia. Desejo as maiores felicidades a todos e como blogger que sou, agradeço de coração o teu gesto, o qual achei muito querido e simpático, até mesmo porque hoje, nem é dia de São Valentim.

    Um grande bem haja e muitos beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Lala, nem conhecia esta história, é muito gira. Eu gosto de pretextos para celebrar o amor :), e portanto, gosto da ideia de um dia dos namorados. lembro-me de receber todos os anos, um ramo de flores vermelhas de alguém, durante 11 anos... e se estivessemos aborrecidos com alguma coisa, recebia-o na mesma e claro, faziamos as pazes :)) Confesso que tenho saudads disso... Tem um óptimo dia amanhã, e agradeço e retribuo o carinho. Beijinhos para ti e para a tua filhota!!

    ResponderEliminar
  3. É verdade Lala... só precisamos de amar..
    mas eu amanhã quero o meu pequeno almoço na cama :)

    Beijinhos para as duas

    ResponderEliminar
  4. Olá Lala, retribuo os votos que recebi... bjs

    ResponderEliminar
  5. Lala obrigada pelo amor que me envias que eu retribuo com muito carinho. Este post está excelente mas não me agrada como o assinaste. Estás-me a ver a assinar os meus posts como branca? (se é que o sou). Será que agora mudaste o teu nome? Não me agrada porque se temos um nome é para sermos chamados por ele e porque vejo aí alguma revolta. Tu muda lá essa história ok?
    Adorei a história, conhecia superficialmente. Como dizes o amor é para ser festejado, todos os dias, seja ele que tipo de amor for. Beijinhos para ti e para a tua filhota, o teu grande amor.

    ResponderEliminar
  6. Fiquei a saber algo que não sabia e isso é sempre bom. Eu amanhã vou mandar um beijo especial ao meu amor, pois não poderei estar com ele.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Não sabia esta história, gostei de saber. Para mim o dia dos namorados são todos os dias, não festejo este dia. Dou e recebo amor todos os dias, isso é o mais importante. Retribuo o carinho que recebi.
    Bjocas
    Patty

    ResponderEliminar
  8. Só para completar a história: e o São Valentim tem as suas relíquias em Roma, na Igreja de Santa Maria de Cosmedi, onde ainda são reverenciadas (provavelmente pelos enamorados!).
    Obrigada por esta partilha de amorizade, acho uma boa ideia. Não sou muito amiga de dias disto e daquilo, mas gosto da partilha de sentimentos.
    Olha, eu concordo com a Brown Eyes: que patetice agora é essa de assinares preta? Ficaste muito chateada com a outra história. Passa à frente!
    Olha se agora cada um tivesse de começar a assinar com os seus atributos físicos!
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Beijos grandes para o Sr. Valentim!!!!
    Mas sem dúvida, Tu és a "preta" que mais amo!!!!

    Amo-te mto!

    Rits

    ResponderEliminar
  10. Obrigada aos meus 'amados' amigos de todas as horas e leitores assíduos!!

    Beijinhos**

    ResponderEliminar

queria escrever aqui qualquer coisa, mas não sei o quê... por isso não escrevo nada, prontoS! Escreve tu... se queres, o espaço é teu, mesmo...! -.-'

::post it::

::beleza:: (6) ::carolina:: (8) ::imagina só:: (48) ::lala:: (45) ::lala::; dia de cão (2) ::pai natal sim ou não:: (2) ::pró natal:: (8) ...de pensador para pensador... (17) Abismo (3) Absmo (1) Actual (21) actualizações de amigos do facebook (4) Alberto Caeiro (1) aldeias s.o.s. (3) amor (4) amor de mãe (10) aniversário (2) Ano Novo (1) António Feio (1) blogosfera (3) cá dentro é assim (16) casa pia (1) coisas (21) coisas que fazemos com crianças quando não temos nada para fazer (1) condução (4) contos (1) contos de encontro (1) Conversas de Autocarro (1) Curiosamente (12) d'alma (15) desafio (16) desejos (1) dia da mulher (2) dia do pai (1) Diário do Autocarro 462 (1) Efemérides (1) ele há coisas que não lembram nem ao Menino Jesus (6) Elis Regina (1) ensaios (4) escrever (4) estava vazio (1) Estórias (10) Fábrica de Letras (18) Férias (2) festa (6) florbela espanca (1) frio de cão (1) futebol (1) gata Sofia (1) Histórias (6) In...side (10) Jack Johnson (1) joana (1) lapsus memorius (2) letras que saem tipo plim (12) maggie (1) Martinho da Vila (3) merdas (5) mundo (1) música (6) natureza (7) NHC (2) nós os pretos (1) O dia em pensamentos... (6) Oriflame (1) Paixão (1) português (4) Preconceito (1) preguiça doce preguiça (4) Profissionalismos (2) recordações (1) Religião e Espiritualidade (9) selos/prémios (2) sérgio desaparecido (2) sexo (1) silencio (1) Sou Criança (7) super blog awards (2) tema livre (1) trânsito (3) Transparência (1) Túlipas de Amorizade (5) Velhice (2) xutos (2) Zélio Fernandino de Moraes (1)