18 abril 2010

Agora é que está o caldo entornado!!


Levanta-se. Deita-se. Torna a levantar-se. Leva uns minutos até apagar a luz e fechar a porta.
Eu penso:
"Raios?? Mas está maluca a miúda ou quê?
Vou até ao quarto e,  no meio da escuridão vejo-a em sofrimento. Chora a bom chorar com as mãozinhas agarradas à cabeça.
"Mãe, não aguento mais! Dói tanto, tanto!"

O tempo necessário foi o de tomar os banhos e vestir... em meia hora estávamos no hospital.
...
"Há alguém na família que sofra do mesmo?"
"Sim, Dr. o pai."
"Pois então, pode estar certa de que a menina as herdou. Nas crianças o que funciona melhor é o Brufen (pediátrico) mas deve ser administrado em dose dupla (e mais um bocadinho), ou seja, 12ml que, para quem conhece as colheres-medida, são DUAS colheres e MEIA, para rebentar com o estômago!. Depois quando chegar à adolescência já poderá iniciar o tratamento"
(sinto-me muito mais descansada... claro...)
...
Olha que caraças!! Com tanto defeito que o paizinho tem, havia logo de lhe deixar a P*tª da ENXAQUECA!! Com direito a náuseas, sensibilidade à luz e ao som, e tudo... Não ia agora a miúda ficar com uma enxaqueca incompleta...!
...
Poizé! Descobri hoje que a minha filha sofre de enxaquecas! A criancinha mal conseguia abrir os olhinhos...

"Ó mamã a minha cabeça vai rebentar... só pode!!"
(...)
Ai que dorzinha no meu coraçãozinho de mãe por ver o seu sofrimento... caramba!

Chegadas do hospital por volta das 13h, pediu-me uma canja. Almoçou. Dei-lhe o Brufen (em dose dupla e mais um bocadinho) e enterrou de novo a cabeça na almofada... até às 21h...
(...)
Depois de ter acordado fresca e fofa, como se não se tivesse passado nada, recebe os telefonemas da família (inclusivé do pai - hurray!). Janta.
(...)
Mas... E agora?? Quem é que a põe a dormir...?
Oh meu "deus"! Não há direito...

20 comentários:

  1. Realmente essa coisa das heranças genéticas é tramada. Deveríamos ter direito a renunciar em casos como este. As melhoras da tua menina e que ela volte a regular os sonos com brevidade, para bem das duas.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. É horrível sim... já vi um programa sobre as enxaquecas crónicas. Coitadinha da menina. Caramba.

    Força para vocês*

    bjinhos*

    ResponderEliminar
  3. Lamento muito que a tua menina tenha herdado o raio das enxaquecas, eu também as herdei do meu pai. E Como mãe também conheço muito bem essas preocupações e essa dorzinha do coração.

    Desejo as melhoras para a tua pequenina e deixo um abraço forte te outra mãe, Ava.

    ResponderEliminar
  4. Helga, era bom não era? "Eu renuncio!"

    Obrigada, beijinhos**

    ResponderEliminar
  5. Eu aprendi quase tudo sobre enxaquecas com o pai dela. quando tinha as suas crises, era de morte. chegava a ficar 2 dois com a cabeça enterrada na almofada... e sofria bastante. Ele já as tem desde bebé (também herança do pai). Se num adulto é difícil assistir sem quase nada poder fazer... numa criança então...

    beijinho**

    ResponderEliminar
  6. Ava, é mesmo muito complicado vermos os nossos filhos sofrer sem podermos fazer nada... xiça!

    ResponderEliminar
  7. PORQUE SERÁ QUE AS CRIANÇAS PADECEM TANTO...OS ADULTOS TÊM OUTRA MATURIDADE PARA SE DEFENDEREM...NESSAS OCASIÕES O CORAÇÃO DE MÃE SOFRE COM ELAS TAMBÉM...

    BEIJINHOS PARA AMBAS

    ResponderEliminar
  8. É bem verdade Pedras Nuas... porque será que as crianças têm que sofrer tanto??

    Vamos ter que ultrapassar isto juntas até ela se familiarizar com a doença (daqui a uns bons anos)!

    Obrigada beijinhos**

    ResponderEliminar
  9. Não há nada que custe tanto a uma mãe como ver um filho a sofrer. Mas pensa que, pelo menos, essa é uma doença que, embora penosa, é controlável.
    Beijinhos para as duas.

    ResponderEliminar
  10. Teresa, não sei o que aconteceu ao teu comentário... Eu cliquei em "publicar" e ele simplesmente desapareceu... mas respondo-te na mesma: é bem verdade! E apesar de tudo os cuidados a ter para evitar que a enxaqueca desplote, não são nada comparados com o sofrimento de milhares e milhares de crianças pelo mundo fora. Foi o que expliquei à Carol - quando lhe dei a 'triste' notícia de que ela teria que ''abandonar' o chocolate...

    Obrigada, beijinhos**

    ResponderEliminar
  11. Olha!!!! o desgraçado do comentário fintou-me bem!!!

    ResponderEliminar
  12. A minha mana também sofre muito com as enxaquecas... por isso faço uma pequena ideia do que a tua pikena sofre... as melhoras... bjs

    ResponderEliminar
  13. Que boa herança, porque será que os nossos filhos só herdam as coisas más. A minha herdou as alergias e a asma. Mas olha que a tua herdou uma coisa bem pior, a minha irmã sofre de enxaquecas e sei como é difícil assistir e estamos sempre preocupados. Numa criança então, ainda mais difícil é assistir.
    As melhoras e que tenha poucas.
    Bjocas
    patty

    ResponderEliminar
  14. Coitadita da pequena sei bem o que é ter dor de cabeça assim...só passa mais com os miminhos da mãe.
    Bjs Catarina

    ResponderEliminar
  15. Poetic Girl, é horrivel, não é? Eu bem me lembro quando vivia com o pai da Carol e ele tinha essas crises (ainda hoje tem e cada vez pior)! Era de loucos!

    Obrigada e beijinhos**

    ResponderEliminar
  16. Bem Patty... entre a asma e a enxaqueca não sei o que é pior... a asma também é aflitiva! E eu também sei o que é... o pai da Carol também sofre de asma... graças a 'deus' ela isso não herdou!
    A dificuldade nem é tanto 'o assistir'... é mesmo vê-los sofrer e saber que não podemos fazer nada!

    Obrigada e beijinhos**

    ResponderEliminar
  17. Pois é Caty... os miminhos, embora não resolvam, ajudam muito!

    Obrigada e beijinhos**

    ResponderEliminar
  18. Tadinha da menina! Se as dores de cabeça persistirem tenta outro médico! Não há direito, tão pequenina e já com essas dores horrorosas! As melhoras e beijinho grande!

    ResponderEliminar
  19. Para as enxaquecas tenho muito pouca esperança, nem mudando de médico. O melhor é prevenir no dia-a-dia, evitando situações de stress, tendo outros cuidados com a alimentação. Existem determinados alimentos que estimulam as dores de cabeça devido a toxinas que libertam no sangue... É muito complicado porque não há cura para a enxaqueca.. O pai da Carol já tem desde os 8 meses...

    Beijinho**

    ResponderEliminar
  20. Olá Lala, finalmente retomei as visitas e os comentários.
    Doi saber que as crianças sofrem como os adultos e ainda mais quando herdam problemas de saúde. Não é justo!
    Espero que ela já esteja melhor.Tens de estar atenta à alimentação e fazer uma lista de alimentos a riscar na ementa.

    Mil beijinhos para a tua menina e para ti.
    Força!

    ResponderEliminar

queria escrever aqui qualquer coisa, mas não sei o quê... por isso não escrevo nada, prontoS! Escreve tu... se queres, o espaço é teu, mesmo...! -.-'

::post it::

::beleza:: (6) ::carolina:: (8) ::imagina só:: (48) ::lala:: (45) ::lala::; dia de cão (2) ::pai natal sim ou não:: (2) ::pró natal:: (8) ...de pensador para pensador... (17) Abismo (3) Absmo (1) Actual (21) actualizações de amigos do facebook (4) Alberto Caeiro (1) aldeias s.o.s. (3) amor (4) amor de mãe (10) aniversário (2) Ano Novo (1) António Feio (1) blogosfera (3) cá dentro é assim (16) casa pia (1) coisas (21) coisas que fazemos com crianças quando não temos nada para fazer (1) condução (4) contos (1) contos de encontro (1) Conversas de Autocarro (1) Curiosamente (12) d'alma (15) desafio (16) desejos (1) dia da mulher (2) dia do pai (1) Diário do Autocarro 462 (1) Efemérides (1) ele há coisas que não lembram nem ao Menino Jesus (6) Elis Regina (1) ensaios (4) escrever (4) estava vazio (1) Estórias (10) Fábrica de Letras (18) Férias (2) festa (6) florbela espanca (1) frio de cão (1) futebol (1) gata Sofia (1) Histórias (6) In...side (10) Jack Johnson (1) joana (1) lapsus memorius (2) letras que saem tipo plim (12) maggie (1) Martinho da Vila (3) merdas (5) mundo (1) música (6) natureza (7) NHC (2) nós os pretos (1) O dia em pensamentos... (6) Oriflame (1) Paixão (1) português (4) Preconceito (1) preguiça doce preguiça (4) Profissionalismos (2) recordações (1) Religião e Espiritualidade (9) selos/prémios (2) sérgio desaparecido (2) sexo (1) silencio (1) Sou Criança (7) super blog awards (2) tema livre (1) trânsito (3) Transparência (1) Túlipas de Amorizade (5) Velhice (2) xutos (2) Zélio Fernandino de Moraes (1)