21 fevereiro 2010

Dia Internacional da Luta contra o Cancro

E porque hoje é aquele dia que dá título a este post... venho aqui postar e deixar um alerta, para que as pessoas não tenham medo nem vergonha de ir ao médico, mesmo que não seja por nada!

Tenho uma experiência que dita mesmo isso!!
Eu andei uns tempos com dores no peito e andava paranóica porque achava que sentia caroços em tudo quanto é sítio. Fui ao médico. 
Exames: Eco-Mamária! Apenas! 
Cheguei a centro de imagiologia e na hora de ser atendida tremia que nem uma vara.
O médico fez a eco, apalpou o que tinha a apalpar - que, confesso não sei como conseguiu, é que pareço uma tábua de engomar - e diz:

- Nada. Minha cara menina, não tem aqui nada. Mas como é que fez a apalpação?
Eu lá expliquei...
Ao que ele responde... 
- Pois claro... isso estava era a ser mal apalpado!!!

E a 'bela' da Laura sai do centro toda feliz, contente e, garanto-vos, muito mais aliviada!!

Tenho uma outra história que não vou contar ao pormenor, mas gostava de partilhar umas palavrinhas.

Tenho uma grande amiga, a 'J', que tem cancro da mama. O peito já lhe foi retirado, passou por 12 operações em 4 anos porque o 'nosso amigo' não quer deixar aquele corpo que luta a bom lutar, e anda a espalhar-se por ele fora!
A 'J' faz 50 anos não tarda, e luta. Lembro-me sempre dela antes de me queixar seja lá do que for. Eu acho até que as forças dela são sobrenaturais... não é normal!!
A 'J' sofre, e não diz (mas eu sei), farta-se de trabalhar, mas anda sempre de cabeça levantada e dá exemplos de grande luta e coragem para quem andar armado em 'calimero'.

Ser vítima de um cancro, não é nada fácil nem barato, bem sei. Mas depois de acompanhar o 'progresso', com alguns regressos, da 'J', sinto que devo enfrentar o mundo e todas as suas adversidades de cabeça levantada... tenha eu uma unha encravada ou uma doença crónica mortal.

"Sacana não me há-de comer, porque eu não deixo!!" - por 'J'

Portanto, malta não choremos sobre leites derramados. O cancro existe e pode ser prevenido. No caso da 'J' já não fomos a tempo, no entanto, enquanto ela tiver vida, há-de estar cá para durar e lutar... mesmo que jamais se livre dele!

Nunca é tarde para fazermos uma visitinha ao Sr. da bata branca!!

12 comentários:

  1. A minha melhor amiga que faleceu de cancro da mama, já tinha um caroço pequeno quando andavamos na Faculdade... mas não foi ver o que era, por ter medo de ser alguma coisa... quando foi, dez anos mais tarde, já era tarde... Por isso, não enterrem a cabeça na areia, com medo de ser alguma coisa, se houver a mínima suspeita, vão logo ver o que é(ou não...) Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tens razão, às vezes o medo faz-nos enfiar a cabeça na areia e quando a retiramos é demasiado tarde. É importante, o teu alerta!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Sendo eu um bocado hipocondríaco, custa-me ler estas coisas... mas, as melhoras para a J e... sigam o conselho.

    ResponderEliminar
  4. Como sabes perdi esta semana uma familiar para esse grande monstro. E sim também ela lutou, mas ele foi mais forte que ela! O meu pensamento hoje está com quem sofre deste mal... beijinhos Lala

    ResponderEliminar
  5. Não consigo perceber se é bem hoje...O google costuma assinalar essas datas e hoje nada...Vi entretanto uma notícia que diz ter sido no passado dia 4: http://crohnsnews.wordpress.com/2010/02/02/dia-mundial-contra-o-cancro-2010-a-4-de-fevereiro/
    DE QUALQUER FORMA TODOS OS DIAS SÃO DE LUTA PARA MUITAS PESSOAS...

    ResponderEliminar
  6. Olámenina
    Muito oportuno o seu post. O melhor remédio é a prevenção, contra essa e todos as doenças sexualmente transmissíveis.
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente também tenho alguém bem próximo que se debateu com esse mal muito recentemente, mas felizmente, ela VENCEU! Eu faço exames de rotina desde os 25 anos. A prevenção é realmente a melhor solução. Aconselho a todas as mulheres, sem medos e sem vergonhas!

    Beijinho:)

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito deste post que já era esperado depois do recado que me deixaste no Facebook.
    Acho que todos temos de uma forma mais directa ou menos contactos com situações dramáticas causadas por esta terrível doença. A minha irmã foi-lhe detectado um tumor no cérebro uns dias antes do natal de 2008 e faleceu 5 semanas depois; no ano passado, mais 3 pessoas amigas foram levadas por esse mal e quem nos diz que amanhã não seremos nós??
    É algo terrível que só a prevenção a tempo, pode suavizar e até a curar em certas situações.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Bom dia.
    Nossa... Que Deus abençoe sua amiga, você, e todos.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Ela tem mesmo força para lutar até ao fim, eu tenho uma grande admiração por essas pessoas.
    Tens um desafio no meu blog.
    Bjocas
    Patty

    ResponderEliminar
  11. Excelente forma de colocar as coisas Lala. Beijinhos grandes para a GRANDE GUERREIRA J. Peça sempre força para carregar o fardo e não para que este lhe seja retirado, não é? Que grande mulher! Ah tens uma filha lindissimaaaaaaaaaa, sai à mãe.

    ResponderEliminar
  12. Lala um beijinho para a J. Prevenção comigo não funciona porque eu tenho HORROR a médicos, Hospitais e coisas do género e só lá vou quando não consigo resolver o problema em casa. Que queres é algo que não consigo resolver. Um post excelente sobre um problema grave. Beijinho Grande.

    ResponderEliminar

queria escrever aqui qualquer coisa, mas não sei o quê... por isso não escrevo nada, prontoS! Escreve tu... se queres, o espaço é teu, mesmo...! -.-'

::post it::

::beleza:: (6) ::carolina:: (8) ::imagina só:: (48) ::lala:: (45) ::lala::; dia de cão (2) ::pai natal sim ou não:: (2) ::pró natal:: (8) ...de pensador para pensador... (17) Abismo (3) Absmo (1) Actual (21) actualizações de amigos do facebook (4) Alberto Caeiro (1) aldeias s.o.s. (3) amor (4) amor de mãe (10) aniversário (2) Ano Novo (1) António Feio (1) blogosfera (3) cá dentro é assim (16) casa pia (1) coisas (21) coisas que fazemos com crianças quando não temos nada para fazer (1) condução (4) contos (1) contos de encontro (1) Conversas de Autocarro (1) Curiosamente (12) d'alma (15) desafio (16) desejos (1) dia da mulher (2) dia do pai (1) Diário do Autocarro 462 (1) Efemérides (1) ele há coisas que não lembram nem ao Menino Jesus (6) Elis Regina (1) ensaios (4) escrever (4) estava vazio (1) Estórias (10) Fábrica de Letras (18) Férias (2) festa (6) florbela espanca (1) frio de cão (1) futebol (1) gata Sofia (1) Histórias (6) In...side (10) Jack Johnson (1) joana (1) lapsus memorius (2) letras que saem tipo plim (12) maggie (1) Martinho da Vila (3) merdas (5) mundo (1) música (6) natureza (7) NHC (2) nós os pretos (1) O dia em pensamentos... (6) Oriflame (1) Paixão (1) português (4) Preconceito (1) preguiça doce preguiça (4) Profissionalismos (2) recordações (1) Religião e Espiritualidade (9) selos/prémios (2) sérgio desaparecido (2) sexo (1) silencio (1) Sou Criança (7) super blog awards (2) tema livre (1) trânsito (3) Transparência (1) Túlipas de Amorizade (5) Velhice (2) xutos (2) Zélio Fernandino de Moraes (1)